Fique por dentro das últimas notícias

GÊMEOS DIGITAIS AUMENTAM PRODUTIVIDADE NA AGROINDÚSTRIA

30/11/2017

GÊMEOS DIGITAIS AUMENTAM PRODUTIVIDADE NA AGROINDÚSTRIA

A agroindústria brasileira tem percebido a necessidade de tornar os processos mais eficientes a fim de garantir a competitividade, tanto no mercado interno quanto no externo. Ter o controle total sobre a produção, com custos baixos e mínimo desperdício acaba sendo um diferencial capaz de destacar uma empresa entre as demais.

 

Este cenário está provocando uma nova revolução industrial, a indústria 4.0, que depende cada vez mais da tecnologia para automação. As chamadas “fábricas inteligentes” têm sua operação baseada em três pilares: sistemas ciber-físicos, internet das coisas (IoT) e computação em nuvem. Na indústria de manufatura essa já é a realidade de empresas como Siemens, GE e Bosch, esta última com uma fábrica-conceito na Alemanha totalmente automatizada, em que a interferência humana se restringe à tomada de decisões e manutenção de equipamentos.

 

Porém, essa realidade ainda está restrita a poucas indústrias brasileiras, como Embraer, Fiat e Volkswagen. Segundo pesquisa realizada em 2016 pela CNI (Confederação Nacional da Indústria) com 2.225 empresas, mais da metade ainda não utilizava nenhuma das 10 ferramentas digitais destacadas como essenciais para a indústria 4.0.

 

Para garantir que o virtual e o real caminhem cada vez mais de forma conjunta dentro das indústrias, é que existe o conceito de conceito de Digital Twin (gêmeo digital). Este termo é utilizado para descrever uma cópia digital que é criada e desenvolvida simultaneamente com uma fábrica real. Neste modelo de gestão é possível criar uma estrutura idêntica à existente que permite a simulação de mudanças de operação e fluxo de processos.

 

Com esta digitalização, é possível oferecer processos eficientes de automação, reduzir o desperdício e o tempo de produção, além de agregar valor e permitir a oferta de produtos diferenciados.

 

Usinas Sucroenergéticas

 

Os Digital Twins são vistos como uma maneira bastante vantajosa de automatizar e melhorar processos de criação, teste e correção nas usinas sucroenergéticas.

 

O engenheiro André Lins é sócio fundador da Pentagro, empresa especializada em tecnologias de simulação e gestão para usinas de cana-de-açúcar, explica a importância de recorrer a este tipo de ferramenta. “Em uma usina sucroenergética, por exemplo, é necessário tomar mais de 100 decisões no nível tático e operacional por dia. Para aumentar a garantia de que as melhores decisões estão sempre sendo tomadas, utilizamos um modelo virtual da planta industrial, equivalente ao um gêmeo digital, que junto com algoritmos inteligentes, geram referências on-line para serem perseguidas, algo muito parecido como um aplicativo de GPS”, ressalta ele.

 

Dentre as vantagens da utilização dos Gêmeos Digitais pode-se destacar racionalização, otimização e gestão preditiva dos processos-chave. Esses elementos levam a ganhos como: diminuição do tempo de produção, ampliação da capacidade de adaptação, melhor previsibilidade de ganhos, gestão de riscos e correção de erros. A modelagem virtual ajuda a evitar custos de retrabalho de fabricação, pois as variáveis de produção e desempenho podem ser ajustadas antes que os problemas ocorram. Cada vez mais será relevante para as organizações recorrerem a esse tipo de tecnologia para aumentar a eficiência, reduzir custos operacionais e, ao mesmo tempo, gerenciar riscos operacionais e manter a segurança.

 

E o governo brasileiro parece estar começando a perceber a importância de investir neste setor.

“Os nossos produtos, que viabilizam aplicar o digital twin na agroindústria, são uma inovação tecnológica brasileira, fruto de pesquisas fomentadas pelo governo federal e estadual (Fapesp e FINEP). Já obtivemos mais de R$ 3 milhões em investimentos desses órgãos de fomento”, destaca o diretor da Pentagro.

 

Sobre a Pentagro

A Pentagro nasceu em 2006 com a missão de criar inovação tecnológica e prestar serviços de excelência para a agroindústria. Oferece uma plataforma que virtualiza plantas industriais utilizando a modelagem e simulação de processos, única ferramenta deste modelo disponível para usinas sucroenergéticas no Brasil.

 

Otimizando recursos e processos com a plataforma Pentagro, é possível obter ganhos efetivos de desempenho operacional em usinas de cana de açúcar de maneira sistemática e contínua. Uma tecnologia exclusiva Pentagro para apoiar a tomada de decisões estratégicas que aumentem a lucratividade do negócio.

 

Conheça melhor nosso modelo acessando o vídeo:

https://www.youtube.com/watch?v=4eb_lRnTVOw